Highslide for Wordpress Plugin

Paróquia
São José
Arquidiocese de Campinas

Rua 24 de Maio, 477 — Vila Industrial — Campinas, SP — Tel.: (19) 3272.5353

Notícias da Paróquia › 30/08/2013

A Transmissão e Educação da Fé na Família Cristã

familiaNestes encontros da Semana da família podemos partilhar, cantar, rezar e refletir sobre a Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família.

Gostaria de refletir duas questões: em um primeiro momento refletir sobre os primeiros e autênticos transmissores da fé e num segundo momento a educação dos filhos à luz do evangelho.

Transmitir e educar a fé cristã são tarefas prioritárias de pai e mãe. A família, hoje, tem dificuldades de se encontrar como família, perdendo cada vez mais a sua capacidade para responder a novos desafios e a realização de suas tarefas fundamentais.  Como conviver com os valores pregados pelas mídias, internet e outras redes sociais?

Jesus é a Revelação do Pai, pois é ele o Caminho, não qualquer caminho, mas O Caminho que nos conduz e nos orienta a nossa vida familiar. É por Cristo, com Cristo e em Cristo que poderemos ser seus discípulos e discípulas, exemplos de vida e testemunho para os nossos filhos. Se não praticamos e não assumimos a nossa postura como cristãos, o que transmitiremos a eles?

Nós pais oferecemos o dom da fé aos nossos filhos e filhas quando buscamos na Igreja o sacramento do batismo. A semente da fé é plantada em seus corações, porém deve ser regada a fim de que germine e produza bons frutos. A graça do batismo nos faz crescer e amadurecer na fé.

A família cristã é chamada a ser Igreja doméstica, berço de todas as vocações. É na família que testemunhamos a fé, trabalhamos os valores morais e éticos. A família deve assumir o seu lugar proporcionando momentos de oração, reconciliação, amor fraterno, praticando a solidariedade e a partilha dos bens.

Os pais são os primeiros catequistas e tem como missão anunciar e evangelizar. É através do seu testemunho de vida cristã que os pais devem transmitir e educar na fé os seus filhos, compartilhando com eles as suas experiências do amor de Deus.

A Igreja sabe o significado e o alcance do sacramento do matrimônio, conhece a importância da família, o seu papel na sociedade e a sua missão na Igreja. Nesta perspectiva uma das tarefas da família é educar seus filhos em todos os aspectos e da transmissão da fé, não só no seu espaço próprio, mas até onde se pode estender a sua capacidade de intervenção.

A educação recebida em vários espaços tais como: em casa, nas escolas, na comunidade cristã e com muitos intermediários indispensáveis, professore e demais educadores de todos os níveis colaboram para uma educação mais sólida. Que a educação da fé iniciada no seio da família cristã, com abertura a Deus e a primeira aprendizagem de palavras e gestos religiosos significativos sejam continuados em outros espaços de vida da criança que vai crescendo, se desenvolvendo. A fé se aprende na vida partilhada na comunidade cristã e nós pais juntamente com a comunidade e escola temos um papel fundamental para que esta fé seja efetivamente transmitida e que as novas gerações possam construir um horizonte de paz.

A educação dos filhos à luz do evangelho.

Tomando como leitura o evangelho  de Jesus, segundo Lucas (2, 41-52) onde o mesmo retrata o último episodio da infância de Jesus, podemos destacar que a família de Nazaré queria ver o seu filho, Jesus,  crescendo em sabedoria, estatura e graça.  Ele cresceu e se desenvolveu, através da sua humanidade realizou a sua missão e nos revelou o projeto do Pai. Na presença da Sagrada famílias nós nos espelhamos. Queremos que os nossos filhos também cresçam em sabedoria, estatura e graça.  Que o caminho traçado por Jesus, seja também o nosso e possamos durante esta longa caminhada ser fortalecidos por Deus.  Que a Palavra de Deus seja instrumento para iluminar e orientar a nossa vida familiar.

Cabe às famílias estabelecer limites aos filhos, ajudá-los a se sentirem fortalecidos, seguros e confiantes. Proporcionar momentos de oração, diálogo e motivá-los a caminhar junto a Jesus, pois ele é a Verdade e a Vida.

A Educação da fé cristã não se limita incluir Deus entre as coisas importantes da vida dos filhos, mas situar Deus no centro dessa vida de forma que elas sejam modeladas e regidas pelo amor de Deus. As nossas crianças, jovens e adolescentes devem sempre se questionar: O que Deus quer que eu faça? Qual a vontade de Deus para mim.

 

Que Deus abençoe nossas famílias, amém!

Deixe uma resposta


Horários das Missas VEJA +

Terça a sexta: 7h30 Sábado: 17h00 Domingo: 10h30 e 19h00

Liturgia Diária

Evangelho: João 13,1-15

Santo: Santo Aniceto

Publicações VEJA +
Enquete
Qual a área de sua vida que necessita da ressurreição nesta Páscoa?
Ver o resultado